O QUE É PRECISO PARA EVOLUIR NA PRÁTICA AFINAL? - Fernando Perri

12-10-2010 23:16

 

Em um primeiro momento é preciso:

 

- Criar uma infra estrutura, física, mental e emocional

- Aumentar a capacidade pulmonar, e a consciência da respiração, aumentando também a oxigenação de órgãos e tecidos; fortalecer os músculos, especialmente os das costas que dão sustentação para a coluna; melhorar o alongamento e flexibilidade do corpo, especialmente das pernas para um maior conforto em posições sentadas.

- Aumentar a consciência corporal e a forma como percebemos nosso corpo.

- Criar resistência emocional e concentração para podermos no futuro treinar o desapego tão necessário para a meditação.

Esta fase não tem tempo certo para ocorrer, visto que muitos dos detalhes já mencionados fazem uma grande diferença, e cada praticante tem uma resposta diferente a prática do yoga. Mas em linhas gerais podemos dizer que se você seguir as instruções acima, esta fase deveria durar de dois a quatro anos de prática.

 

Em um segundo momento:

 

- O praticante precisa tornar sua prática um pouco mais profunda, trazendo o aprendizado adquirido nas práticas para a sua vida diária.

- Aplicar yamas e niyamasem nosso dia a dia. Yamas e niyamas são os dois primeiros passos (angas) do yoga de patañjali, e segundo ele o alicerce que ajuda a alavancar nossa evolução pessoal.

- Purificar o corpo através das kriyas;

- Desobstruir as nadís através dos exercícios respiratórios e de uma alimentação adequada (se abstendo de drogas, carnes, e álcool).  

- Pacificar a mente e as emoções através da prática diária da meditação.

 

Após esta fase o praticante realmente está pronto para decidir o quanto quer agora se aprofundar no yoga. Se ele realmente quer abraçar essa filosofia de vida e ai passar a estudar as obras clássicas e importantes da tradição do yoga.

 

É aqui, em minha opinião, que devemos decidir, por exemplo, se queremos ser instrutores, depois de haver vivenciado por algum tempo a prática, a tradição e as transformações que acontecem devidos a nossa dedicação do yoga. Infelizmente a pressa dos tempos modernos leva algumas pessoas a pular fases e alguns iniciam este processo cedo demais.

 

Em estágios ainda mais adiantados o praticante se dedica agora ao balanceamento das nadis, ativação dos chakras, meditação e a observância dos yamas e niyamas em todos os momentos da sua vida. Mas isso é assunto para um outro texto.

 

Em linhas gerais pudemos colocar aqui algumas coisas para você analisar e direcionar sua conduta perante o yoga para tirar o melhor proveito desta maravilhosa filosofia de vida, muito poderia ainda ser dito.

 

Resumindo, leia, estude, pratique e dedique-se.

Os resultados virão. Eu estou certo disto.

Espero que em breve você também esteja.

 

NAMASTE

 

FERNANDO PERRI