AYURVEDA
Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade.
Ayurveda significa, em sânscrito, ciência (veda) da vida (ayur). Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional.
A medicina ayurvédica é conhecida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Houve um intercâmbio de informações com o Japão, que tinha a mesma necessidade dos indianos: criar uma medicina barata para atender às suas populações muito pobres e gigantescas, por essa razão, existe muito da medicina japonesa nos conceitos da ayurvédica. As duas desenvolveram técnicas muito eficientes e de baixo custo para o tratamento.
A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. A Ayurveda, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.
OS CINCO ELEMENTOS
A Ayurveda baseia-se no sistema filosófico samkhya, nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo.
São eles: éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi - discernimento, ahamkara - ego e manas - mente). De acordo com a Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.
Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através de 3 diferentes tipos de energia:
Vata - regida por ar e éter;
Pitta - regida por fogo e água;
Kapha - regida por terra e água.
OS DOSHAS
Todas as pessoas possuem essas três energias, mas em diferentes proporções. No momento da nossa concepção a nossa constituição é definida, isto é, o dosha (biotipo). Dizemos que o dosha é aquele energia ou energias, que estão presentes em maior quantidade no nosso organismo. Dessa forma se ao nascer uma pessoa possui mais energia Vata em seu organismo, dizemos que seu dosha (biotipo) é Vata.
Ao nascermos, tal proporção está em equilíbrio (prakrti), mas com o tempo e a vida desregrada surge o desequilíbrio (vikrti) em uma ou mais dessas energias, contribuindo para o surgimento e desenvolvimento de doenças.
Para o indivíduo ter o corpo saudável é necessário manter seus tecidos saudáveis e isso é possível por meio da alimentação, que deve ser feita de acordo com o estado atual do paciente, ou seja, de acordo com seu dosha predominante e com os desequilíbrios que ele possa apresentar. Os tecidos que formam o corpo humano são formados a partir dos 5 elementos, que consumimos em forma de alimento.
O AGNI
Para a Ayurveda, a saúde de uma pessoa é medida pela força de seu agni (fogo digestivo). Um "bom agni" é capaz de extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para formar tecidos fortes; por outro lado, quando o agni está diminuído ou é irregular (menor capacidade digestiva) a nutrição dos tecidos fica mais pobre, comprometendo a saúde e a integridade estrutural do organismo. Costuma-se ouvir muito que "você é o que você come", mas podemos concluir, com o exposto, que a medicina indiana vai além: "você é o que você consegue digerir".
AS TERAPIAS
A Ayurveda utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta apropriada para cada biotipo, yoga, exercícios físicos e respiratórios, meditação, astrologia védica, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
Em nossa prática de yoga, aprendemos conceitos iniciais sobre ayurveda e exercícios simples para auxiliar no equilíbrio dos nossos doshas.
Por Fernando Perri
Para saber mais:
Leia
- Energia Ilimitada (Deepak Chopra)
- Ayurveda - A cultura de bem viver (Márcia de Lucca e Lúcia Barros)